olá , meu nome é raffaela ballerini , sejam bem-vindos a mais vídeo aqui do canal e hoje eu vou contar pra vocês a diferença entre framework e biblioteca .
música pra quem não se lembra , dos primeiros vídeos que eu postei aqui sobre programação e tecnologia no canal era sobre front-end e back-end e lá eu tinha criado quadro que se chamava palavras que eu ouvia no começo da faculdade e eu não fazia ideia do que significava e o vídeo de hoje também se encaixa pouco nesse quadro porque framework e biblioteca são palavras que eu ouvia no começo da faculdade e eu não fazia ideia do que significavam .
na verdade , eu inclusive achava que era exatamente a mesma coisa , né ?
porque eram usadas sempre no mesmo contexto .
tenho certeza que vocês já viram em alguma vaga de emprego , por exemplo , tecnologias como , por exemplo , dotnet , react , vue , bootstrap , angular ...
isso tudo são frameworks e bibliotecas que são utilizados quando a gente desenvolve em alguma linguagem de programação .
eles não são linguagens de programação em si .
então primeiro eu vou começar com o conceito de biblioteca .
ela nada mais é do que conjunto de implementações , essas implementações podem ser funções , podem ser classes , procedimentos , que você vai utilizar para fazer alguma tarefa que seja bem comum .
exemplo de biblioteca que a gente usa muito na faculdade , principalmente quem aprende com a linguagem c , é a math.h .
como que ela funciona ?
a gente sempre inclui ela dentro do nosso código com o include .
e a partir daí , ela te oferece leque gigante de funções que você pode utilizar para solucionar algumas operações matemáticas , como por exemplo seno de algum número , cos , raiz quadrada , log .
se você não utilizar essa biblioteca e não puxar as funções que ela tem , você teria que fazer na mão toda a lógica desse tipo de operação .
você ia ter que criar como que funciona para fazer o log de número .
então a biblioteca é uma mão na roda gigante para várias situações , não só para operações matemáticas .
uma coisa também que é preciso tomar muito cuidado é que se a biblioteca tiver algum bug dentro dela , é muito difícil de encontrar onde esse bug está e também de solucionar , porque muitas vezes o responsável pela biblioteca não vai conseguir solucionar o seu bug a tempo de você lançar a aplicação .
então é interessante você ter certeza se aquela biblioteca tá atualizada e corresponde ao que você realmente quer .
e o framework ?
como que ele funciona e difere pouco da biblioteca ?
ele nada mais é do que esqueleto pra você poder construir a sua aplicação em cima dele , só que você vai ter que seguir todo o fluxo de trabalho e as estruturas que já existem pré-definidas nele .
é como se ele fosse planeta gigante que tem várias funções , vários métodos , várias classes , objetos que você vai poder utilizar na sua construção da aplicação , que vai ter vários buracos .
esses buracos vão ser onde você vai encaixar seu código .
então isso difere pouco da biblioteca porque a biblioteca na verdade é seu código , que é o mundo , e você vai puxar ela nos momentos que você quiser .
que você vai utilizar as funções , por exemplo , matemáticas que eu falei .
então ele é pouco mais abstrato e pouco mais amplo que as bibliotecas , podendo até ser conjunto delas , né ?
você pega várias bibliotecas , elas vão construindo uma coisa tão grande , tão legal e tão completa que você consegue chamar de framework .
nesse caso , para você desenvolver sua aplicação , você vai sim basear a tecnologia utilizada no framework que você escolheu .
porque não adianta você achar que você vai puxar o framework em algum momento do código que nem você faz com a biblioteca chamando as funções .
não , você vai utilizar esse framework no código inteiro .
o framework é diretamente ligado ao código fonte da sua aplicação , então para linguagens diferentes , por exemplo , c , python , java , você vai ter frameworks diferentes por mais que aquele framework faça a mesma coisa .
uma das coisas que é preciso tomar muito cuidado na escolha do framework é que se ele se tornar obsoleto , a sua aplicação vai estar totalmente amarrada nele .
então é preciso ver se realmente está atualizado , se existe suporte comunidade para você poder conversar e fazer o suporte necessário .
pesquisando esse conteúdo para trazer para vocês , eu achei uma frase que eu achei muito legal e muito resumida do que é framework e biblioteca .
a biblioteca é o que a gente usa no nosso código e o framework usa o nosso código .
mas rafaela , qual que é melhor de utilizar ?
você acha que eu devo escolher framework ou uma biblioteca .
gente , assim como as linguagens de programação , cada tecnologia é apropriada por uma situação diferente , por uma aplicação diferente .
por quê ?
com framework , por exemplo , você vai ter uma estrutura basicamente pronta .
você não vai ter que fazer muita coisa , muita lógica que você teria que criar do zero se você não utilizasse .
mas isso faz com que você tenha pouco menos de liberdade com o seu próprio código .
já com a biblioteca você vai ter pouco mais de trabalho pra poder criar algumas coisas do zero , mas você vai ter muito mais liberdade .
alguns exemplos de framework são o hibernate spring pro java , angular pro javascript , bootstrap com css , ruby on rails com ruby , laravel com php , asp.net com c sharp , django com python .
já o react , por exemplo , ele é exemplo de biblioteca do javascript , como muitos confundem .
agora para fixar pouco o conteúdo , como vocês sabem que eu adoro fazer , porque pra mim fixa bastante , eu vou colocar alguns memes aqui pra vocês assistirem .
eu logo vou fazer vídeo mostrando na prática como que a gente usa framework e uma biblioteca .
comenta aqui embaixo qual que é a biblioteca e o framework que você mais utiliza pra desenvolver e não esqueça de deixar o like e se inscrever no canal também .
e é isso , gente !
eu espero que tenha ficado claro para você o conceito de cada uma dessas palavras e muito obrigada por assistirem até aqui .
beijo e até semana que vem !